sexta-feira, 27 de maio de 2011


O apoio financeiro do governo do estado aos festejos juninos em Mossoró foi confirmado pela governadora Rosalba Ciarlini à prefeita Fafá Rosado, dia 26 deste mês, em reunião acontecida na residência oficial da governadora no bairro de Morro Branco. Esta notícia foi amplamente divulgada nas mídias impressa e eletrônica do estado do Rio Grande do Norte.
Para se ter uma idéia dos valores aplicados na divulgação da Mossoró Cidade Junina, apenas uma emissora de TV local receberá R$ 500 mil reais, fora os custos com as agências de propaganda e com as outras emissoras de TV.
O prefeito de Açu, Ivan Lopes Júnior (PP), confirmou que a própria governadora Rosalba Ciarlini (DEM) lhe garantiu uma colaboração financeira para o São João 2011 em Açu. Números revelados pelo prefeito mostram que a dotação orçamentária destinada ao evento junino será da ordem de R$ 1,5 milhão. "Mais de 50% deste investimento será feito diretamente pela prefeitura municipal", disse Ivan Júnior.
Apesar da negativa de auxiliares da governadora - ligados à cultura - de que o governo estadual não está ajudando os festejos juninos em nenhum município do Rio Grande do Norte, os fatos amplamente divulgados na mídia não deixam margens para dúvidas. Dizer que os aportes financeiros à Mossoró Cidade Junina, à Açu e à Currais Novos são provenientes do Ministério do Turismo do Governo Federal e da Petrobrás, não justifica o fato dela ter deixado Natal de fora desta ajuda, como se Natal não fizesse parte do Rio Grande do Norte.
Grupos e entidades juninas de Natal estão revoltados
Os grupos e entidades que fazem a cultura junina em Natal estão revoltados e dispostos a protestarem por todos os meios possíveis, inclusive com passeatas nas ruas e manifestos. Alguns comentam que a governadora tem usado dois pesos e duas medidas na hora de dividir as verbas destinadas à cultura no Rio Grande do Norte. Outros são mais contundentes e acusam a governadora de bairrista, carreando tudo que puder para Mossoró, deixando Natal entregue à própria sorte. Segundo estes, a governadora estaria sendo revanchista, por não ter recebido de alguns políticos de Natal o apoio desejado à sua eleição, o que também não se justificaria, pois Rosalba foi eleita, e é a governadora do Rio Grande do Norte e não apenas de Mossoró.
Uma importante fonte ligada aos órgãos culturais do governo estadual, em contato com Humberto Floriano, presidente da LIQUAJUTERN – Liga Independente de Quadrilhas Juninas do estado do Rio Grande do Norte - se comprometeu a solicitar à Governadora Rosalba Ciarlini ajuda para as entidades e grupos juninos de Natal.  A esperança de que a governadora seja sensível às reivindicações da LIQUAJUTERN é o que tem segurado, por enquanto, as reações das alas mais radicais do movimento cultural junino de Natal. Esperamos que esta esperança não seja frustrada e que a governadora saiba valorizar integralmente a cultura popular norte-riograndense.
Humberto Floriano – Presidente da LIQUAJUTERN.

0 comentários:

Seguidores

Acesso Semanal

Tecnologia do Blogger.